25 de dezembro de 2011

Resultado da promoção "Eu Vivo o Advento!"

Graça e Paz!

Exaltamos de alegria pelo nascimento do Menino Deus, neste dia especial!

Mais especial ainda será para Sandra Fraga.

Parabéns Sandra, você foi a sorteada em nossa 2ª promoção. Entraremos em contato.


Agradecemos a participação de todos!

22 de dezembro de 2011

Maria e o Anjo - Homenagem

Deus nos chama a ser instrumentos.

Em nosso 9º dia de novena nas famílias, a comunidade se reuniu para confraternizar as graças alcançadas e juntos encerramos a novena de Natal 2011.

Com uma passagem inspiradora do Evangelho, a comunidade refletiu sobre o poder de Deus na vida de seus membros. Muitos testemunhos foram partilhados e o nome de Deus elevado.

Assim como Maria disse seu "Sim" a Deus, os catequistas Dalusa e Allan homenagearam a Santíssima Virgem com uma das mais belas canções, Maria e o Anjo (Dalvimar Gallo).

Confira!

20 de dezembro de 2011

Caminhos de existência

29. O caminho do mero sucesso profissional.

A prioridade na vida decide sobre o caminho existencial. O executivo põe a profissão no centro. Em torno dela giram a família, o sucesso, o dinheiro, a glória, o poder. Vocação e profissão se separam. O profissional busca competência, eficiência, produtividade. Anseia por reconhecimento social. Sem ele, sente-se um "zero à esquerda". Na cultura atual do trabalho, o profissional cresce em importância. Cumpre função socialmente etiquetada. A profissão humaniza-o, realiza-o.

Exige-lhe habilidades. Entra numa roda-viva de estudos e títulos para adquirir sempre maior credibilidade diante da sociedade e assim obter êxito e remuneração. Não para de fazer cursos de especialização, de extensão, de credenciamento. Não suporta fracasso. A velhice, a doença, a aposentadoria batem quais tristes anúncios do fim.

Na idade produtiva, o profissional investe tempo, energia, dinheiro no próprio aperfeiçoamento. Caminho marcado por muitos percalços: falta de estabilidade no emprego, desemprego, necessidade crescente de especialização.

A vida do profissional não se pergunta nem se interessa pelo lado vocacional da existência. Satisfaz-se unicamente com a realização competente na profissão. Não frequenta o mundo da gratuidade, da motivação, própria da vocação. Tem a sedução do êxito nos anos verdes. Não pensa na possibilidade de situações adversas em que a vocação traria luzes e consolo. Não prefere emprenhar-se exclusivamente pela estrada do sucesso, do dinheiro, da realização socialmente reconhecida. Ostenta títulos, o nome da firma em que trabalha. Carece da dimensão altruísta e de entrega própria da vocação. Não conhece gratuidade, generosidade, serviço aos outros.

Caminho desgastante e, a longo prazo, frustante.

J.B. Libanio, sj

Publicado em: O DOMINGO - Semanário Litúrgico-Catequético, ano LXXIX - Remessa XVI - 18-12-2011 - nº59, pág. 4

18 de dezembro de 2011

Papa visita presos em complexo penitenciário de Roma


O Papa Bento XVI, neste último domingo de Advento, 18 de dezembro, deixou nesta manhã o Vaticano para realizar uma visita ao novo Complexo da Penitenciária de Rebibbia, na periferia de Roma. Na estrutura de detenção, o encontro com os encarcerados teve lugar na Igreja do Pai Nosso. Nesta ocasião, o Papa respondeu algumas perguntas dos detentos e na conclusão abençoou uma árvore plantada diante da igreja como recordação da visita. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no encontro.

Um evento muito esperado pelos detentos e pelos funcionários do cárcere, levando em consideração que a vida dentro dos institutos penais na Itália piorou sensivelmente nos últimos anos por causa da superlotação, da falta de funcionários, e da excessiva presença de estrangeiros e de pessoas provenientes das camadas mais baixas da sociedade, e do corte de verbas destinadas à gestão das estruturas penitenciárias.

No seu discurso aos presos do Papa antes de tudo falou da sua alegria e emoção em visitar os detentos, visita que se realiza a poucos dias do Natal.

“Estava na prisão e vieste me visitar” (Mt 25,36). As palavras do juízo final, narradas pelo evangelista Mateus, exprimem em plenitude o sentido da minha visita de hoje entre vocês. Portanto, onde se encontra um faminto, um estrangeiro, um doente, um encarcerado, ali se encontra Cristo mesmo que espera a nossa visita e a nossa ajuda. Essa é a razão principal que me deixa feliz em estar aqui, para rezar, dialogar e escutar”.

O próprio Filho de Deus, o Senhor Jesus – continuou o Papa – fez a experiência do cárcere, foi submetido a um julgamento diante de um tribunal e padeceu a mais feroz condenação, a pena de morte. Recordando a sua recente viagem ao Benin, durante a qual assinou a Exortação Apostólica Pós-sinodal Africae munus (O compromisso da África) o Santo Padre destacou um trecho do documento no qual reafirma a atenção da Igreja pela justiça nos Estados:

“É preciso também banir os casos de erro da justiça e os maus tratos aos prisioneiros, as numerosas ocasiões de não aplicação da lei, que correspondem a uma violação dos direitos humanos, e as detenções que só tardiamente ou nunca chegam a um processo. A Igreja reconhece a sua missão profética junto de quantos acabam envolvidos pela criminalidade, sabendo da sua necessidade de reconciliação, de justiça e de paz . Os presos são pessoas humanas que, apesar do seu crime, merecem ser tratadas com respeito e dignidade; precisam da nossa solicitude”. (n.83)

A justiça humana e a divina – continuou Bento XVI – são muito diversas. Certamente, os homens não são capazes de aplicar a justiça divina, mas devem pelo menos olhar para ela, procurar colher o espírito profundo que a anima, para que ilumine também a justiça humana, para evitar – como ocorre certas vezes – que o preso se torne um excluído. Deus, de fato, é Aquele que proclama a justiça com força, mas que, ao mesmo tempo, cura as feridas com o bálsamo da misericórdia.

Justiça e misericórdia, justiça e caridade, preceitos da doutrina social da Igreja, são duas realidades diferentes somente para nós homens - disse ainda o Papa -, que distinguimos atentamente um ato justo de um ato de amor.

“Justo para nós é “o que é devido ao outro”, enquanto misericordioso é o que é doado por bondade. E uma coisa parece excluir a outra. Mas para Deus não é assim: n’Ele justiça e caridade coincidem; não há uma ação justa que não seja também ato de misericórdia e de perdão e, ao mesmo tempo, não existe uma ação misericórdiosa que não seja perfeitamente justa”.

Quão longe é a lógica de Deus da nossa! – sublinhou o Papa. E como é diferente do nosso modo o seu modo de agir! O Senhor nos convida a colher e observar o verdadeiro espírito da lei, para lhe dar pleno cumprimento no amor para aqueles que necessitam. “Pleno cumprimento da lei é o amor", escreve São Paulo: a nossa justiça será mais perfeita, se animada pelo amor a Deus e ao próximo.

O Papa destacou em seguida que o sistema de detenção gira em torno de dois pontos principais, ambos importantes: por um lado, proteger a sociedade contra eventuais ameaças, de outro reintegrar quem errou, sem pisotear a dignidade e excluí-lo da vida social. Ambos os aspectos têm a sua relevância e não devem criar um "abismo" entre a realidade na prisão e aquela pensada pela lei, que prevê como um elemento chave a função reeducadora da pena e o respeito dos direitos e da dignidade das pessoas. A vida humana pertence somente a Deus, que nos deu, e não é abandonada à mercê de ninguém, nem mesmo ao nosso livre arbítrio! Somos chamados a preservar a pérola preciosa da nossa vida e a dos outros.

O Papa sublinhou ainda que a superlotação e a degradação das prisões podem tornar ainda mais amarga a detenção: recebi várias cartas de presos que sublinham isso. É importante que as instituições promovam uma cuidadosa análise da situação da prisão hoje, verifiquem as estruturas, os recursos, o pessoal, de modo que os prisioneiros não cumpram jamais "uma dupla pena"; é importante promover um desenvolvimento do sistema carcerário, que respeitando a justiça, seja cada vez mais adequado às necessidades da pessoa humana, com a utilização também de penas não detentivas ou a modalidades diferentes de detenção.

O Papa conclui suas palavras recordando que celebramos o quarto domingo do tempo de Advento. O Natal do Senhor está próximo, e fez votos de que reacenda de esperança e de amor os corações. O Menino de Belém será feliz quando todos os homens retornarem a Deus com o coração renovado. “Vamos pedir-lhe no silêncio e na oração sermos todos liberados da prisão do pecado, da soberba e do orgulho; cada um tem necessidade de sair desta prisão interior para ser verdadeiramente livre do mal, das angústias e da morte. Somente aquele Menino deitado na manjedoura é capaz de doar a todos essa plena libertação!.

O Papa concluiu dizendo que a Igreja apoia e encoraja todos os esforços para garantir a todos uma vida digna e que está próxima a cada um deles, às suas famílias, aos seus filhos, aos seus jovens, aos seus anciãos e todos leva no coração diante de Deus.

Após pronunciar o seu discurso no novo Complexo da Penitenciária de Rebibbia, na periferia de Roma o Papa respondeu algumas perguntas dos presos. “Estou emocionado por essa amizade que sinto de todos vocês”: disse Bento XVI respondendo a Rocco, o primeiro encarcerado de Rebibbia que fez ao Papa a sua pergunta.

“Estou aqui para demonstrar a minha amizade, a minha visita é também um gesto público que recorda aos nossos concidadãos as dificuldades da prisão”; disse o Papa respondendo outra pergunta de um preso, acrescentando que tem esperança de que “o governo consiga fazer todo o possível para melhor a situação nas prisões”.

Rocco, Omar - prisioneiro estrangeiro negro -, Alberto, - romano e pai de uma menina de dois meses que gostaria de abraçar novamente sua filha -, Federico, que falou em nome dos presos que se encontram na enfermaria: são esses os presos de Rebibbia que fizeram perguntas a Bento XVI, que saudou pessoalmente cada um deles.

Respondendo a uma das perguntas o Papa disse que é verdade que muitos falam “mal e de modo feroz” dos presos, mas há também muita gente que olha “com amor” para a situação dos detentos. “Devemos suportar que alguns falem de modo feroz, alguns falam de modo feroz também contra o Papa, e todavia vamos para frente”.

“Recorde-se de mim oh Deus. Amém”: foi o final da oração feita por um preso na conclusão do encontro com o Papa. “Dá-me a paz interior, dá-me a consciência de valer alguma coisa, fique perto de mim. E concluiu o detento: “encurte as minhas noites de insônia”.

9 de dezembro de 2011

Deficiências

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

Mário Quintana

6 de dezembro de 2011

Promoção de Natal - Eu vivo o Advento!

Povo do Senhor, saudações Marianas!

Estamos vivendo um tempo especial, o Advento. Por isso, o blog Turma do Crisma quer te presentear.
Para concorrer a um maravilhoso dvd do pe. Reginaldo Manzotti, basta fazer o seguinte:

  1. "Curta" a página do blog Turma do Crisma pelo facebook e;
  2. Deixe uma mensagem no mural de recados do facebook dizendo:
Eu vivo o Advento!


Só isso! Não fique de fora dessa!

Caso não tenha facebook, você pode concorrer deixando seus dados pessoais, com a mensagem, como comentário desta postagem. 


REGULAMENTO DA PROMOÇÃO "EU VIVO O ADVENTO!"

1 - Da promoção: Única e exclusiva em presentear um internauta que "curte" o blog. Terá início em 06 de dezembro de 2011 e findará em 24 de dezembro de 2011, às 23h59, horário de Brasília.
2 - Do sorteio: Será realizado no dia 25 de dezembro de 2011, às 15h00, horário de Brasília, com a auditoria dos membros do conselho do blog. Será da seguinte forma: O nome dos concorrentes, um apenas, serão depositados em uma urna e um membro do conselho sorteará um cupom.
3 - Do prêmio: Será sorteado um Um DVD Milhões de Vozes - Pe. Reginaldo Manzotti - Ao vivo em Fortaleza
4 - Da entrega do prêmio: Aos de perto, pessoalmente. Aos de longe, Correios. O prazo para entrega será relativo.
5 - Da participação: Todos que "curtirem" o blog via a rede social Facebook e escreverem a mensagem "Eu vivo o Advento!" no mural da página da Turma no face  concorrerão. É necessário "curtir e escrever a mensagem", fazer os dois!
6 - Dos direitos: Essa é uma promoção que não tem relação nenhuma com nossa Comunidade base e nem com nossa Paróquia. Ela é fruto do serviço que prestamos na internet com o blog "Turma do Crisma".
7 - Considerações finais: Participe apenas aquele que concordar com as condições descritas. O uso de sua foto e nome poderão ser utilizados para fins de prestação de contas da promoção. Ao postar sua resposta, entenderemos que está de acordo com regulamento completo (item 1 ao 7). Boa sorte!

Dúvidas, turma.crisma@gmail.com

3 de dezembro de 2011

O que é casamento?


O médico então lhe perguntou:

- Por que a pressa?
E ele respondeu:
- Todos os dias neste horário vou visitar minha esposa que está em um asilo.
E o médico comentou:
- Que bacana! Então vocês matam as saudades, batem papo, namoram um pouquinho!
E o velhinho diz:
- Não! Ela não me reconhece mais, por causa de sua doença.
O médico surpreso então pergunta:
- Mas por que então tanta pressa para vê-la, já que não o reconhece mais?
E com um sorriso no rosto, o velhinho responde:
- Mas eu a reconheço! Eu sei quem ela é e o que representa na minha vida há tantos anos. Por isso todos os dias eu a reconquisto, como se cada conquista fosse única e verdadeira.

Este é o verdadeiro amor!


1 de dezembro de 2011

Instituição de novos ministros

“Assim como num só corpo, temos muitos membros, cada qual com sua função diferente” (Rm 12-4), assim na Igreja há membros diversos, com ofícios diversos : há fiéis e há pastores. “Para apascentar e aumentar sempre mais o Povo de Deus, Cristo Senhor instituiu em sua Igreja vários ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo” LG. 18. 

A Área Pastoral Benevente composta pelas Paróquias Nossa Senhora da Conceição - Alfredo Chaves, Nossa Senhora da Assunção - Anchieta e as Paróquias situadas em Guarapari: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Lourdes, São José e São Pedro - Muquiçaba, vêm desde o dia 07 de maio, formando novos ministros do batismo e testemunhas qualificadas para o matrimônio com um número de 10 (dez) temas muito ricos, onde tivemos, também, ótimos formadores. No próximo dia 03 de dezembro às 18:00 serão instituídos por Dom Luiz Mancilha Vilela, na Matriz Nossa Senhora da Conceição - Guarapari. 

Da Paróquia São Pedro serão instituídos testemunhas qualificadas do matrimônio: José Olímpio - Matriz (renovando), Marcos Pereira - Nª Srª Aparecida - Aeroporto, Walter - Matriz, Gedson Merízio - Matriz e Francisco - Sagrada Família e ministros do batismo: Anderson de Oliveira - Santa Rosa de Lima, Mauricio - Nª Srª Lourdes, Cristina Marinho - Santa Rosa de Lima e Luiz de Jesus - Nª Srª da Conceição (os dois últimos estão renovando). 

Aos novos Ministros uma mensagem do Salmo 1-2: “Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua Lei dia e noite" e “O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande a ceifar."

A ceifar o Senhor me chamou. Senhor aqui estou!

Senhor, aqui estamos!

* Jornal Informativo, Paróquia São Pedro - Muquiçaba, Guarapari /ES - Ano XI - Dezembro de 2011, pág. 08