23 de fevereiro de 2012

Homem convertido ao cristianismo é condenado à morte no Irã

O pastor evangélico Youssef Nadarkhani foi preso, acusado de abandonar a fé islâmica. Decisão da justiça iraniana provocou indignação internacional.



Uma decisão da justiça do Irã provocou indignação internacional e protestos de defensores da liberdade de religião. Um homem que se converteu ao cristianismo foi condenado à morte.

Youssef Nadarkhani foi preso em 2009 porque não quis que os filhos estudassem o livro sagrado dos muçulmanos - o Alcorão.

Ele se tornou cristão aos 19 anos de idade e três anos depois, já pastor evangélico, fundou uma pequena comunidade cristã na cidade de Rasht, a noroeste de Teerã.

Nadarkhani foi preso, acusado de abandonar a fé islâmica, e recebeu a sentença máxima: morte por enforcamento.

Durante três anos, o caso foi examinado por cortes superiores iranianas. A esposa de Nadarkhani também foi detida, chegou a ser condenada à prisão perpétua, mas depois foi solta. O pastor, por três vezes, recebeu proposta de abandonar o cristianismo e voltar para o islã, em troca da suspensão da pena de morte. Youssef Nadarkhani não aceitou.

Segundo o Centro Americano de Lei e Justiça - uma organização que defende a liberdade religiosa nos Estados Unidos e acompanha o caso de Youssef - a sentença foi confirmada pelo governo iraniano e a ordem de execução foi dada.

Jordan Sekulow, diretor do centro, vem divulgando em um programa de rádio a perseguição contra Nadarkhani.

"Não sabemos se ele ainda está vivo nesse momento" diz Sekulow. "A ordem de execução não é divulgada publicamente. A única coisa que pode salvar Nadarkhani", ele diz "é a pressão internacional, principalmente de países como o Brasil, que tem boas relações diplomáticas com o Irã".

20 de fevereiro de 2012

Vinde e Vede 2012 ES - Ao vivo

Confira, ao vivo, como está o Vinde e Vede ES 2012 direto do Pavilhão de Carapina, Serra.

Link indisponível

13 de fevereiro de 2012

Reality shows: será que devo assistir?


A sensação é de que brincam com nossos instintos

“Se você acha que o José deve ser eliminado disque 0800 tra-la-lá, tra-la-lá. Mas se você acha que o eliminado deve ser o Mané disque 0800 tre-le-lé, tre-le-lé. Decida quem será o eliminado desta noite”.

Não sou um rapaz tão velho, também não sou novinho, mas nos últimos anos, nunca ouvi tanto – sobretudo na TV – o verbo “eliminar”. Talvez levaram para a telinha uma cultura que há anos o ser humano vem fazendo com o seu próximo, o que me leva a recordar uma máxima de Tomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”.

Cá entre nós, não sei mais que reflexão fazer dos programas de televisão como os “reality shows”, que a cada dia mais confinam pessoas em casas, fazendas e ônibus, como a única alternativa de atrair os telespectadores e arrecadar milhões dos patrocinadores e do público.Mas penso também que esses programas são apenas expressão de uma sociedade que já não reflete.

A sensação é de que zombam de nossos sentimentos e brincam com nossos instintos. Você se torna o pré-adolescente que ficou lá atrás, aquele mesmo que espiava a vizinha pela janela todos os dias, buscando algo diferente. Mas agora a janela é a sua sala, e você não está sozinho, pois ao seu lado está sua filha, seu filho, seu(a) esposo(a), seus netos…

Não importa a cena, se é de briga com palavrões e “piiii” ou algo se mexendo debaixo do edredom, não importa se há uma criança na sala ou um idoso, você está curioso e não pode esperar a próxima oportunidade para dar uma “espiadinha na casa”. Semana a semana, o seu telefone se torna como a “maçã do paraíso”, quase impossível de resistir: “disque agora mesmo e decida quem será o eliminado da semana” diz o apresentador de TV com uma trilha sonora estilo Alfred Hitchcock de fundo.

Tenho a sensação de que estão se referindo a algum tipo de animal selvagem, briga de galo, corrida de lebre, mas não, se trata de seres humanos desesperados por dinheiro e fama tal qual as crianças da Somália por um prato de comida.

Conteúdo do programa? Não existe, pois querem a excitação dos instintos, da curiosidade, do que há de pior em nós. Você vai do céu ao inferno de capítulo em capítulo. Vira carrasco de si e dos outros a cada 0800. Pouco a pouco se torna parte da cultura da eliminação. Valores como perdão, amabilidade, mansidão e amor ao próximo se evaporam como chuva de verão em chão quente. Você se diz cristão, mas quando assuntos como aborto, eutanásia e pena de morte são expostos, já está lá, no seu inconsciente, um princípio de eliminação, e não fica difícil aceitá-los.

Você vê uma criança desnutrida debaixo de um viaduto, em um semáforo ou lixão, e nem imagina que também ela é fruto de um telefonema: “Basta ligar no 0800… o custo é de R$... por minuto”. Diz o apresentador zombando do seu senso de compaixão.

São programas tipo “reality shows” que esvaziam a nossa inteligência e provocam em nós uma imbecilidade crônica. Estão nos ensinando o bê-á-bá da burrice e da indiferença.

E você? Já eliminou alguém hoje?

“Com 43% dos votos o eliminado desta noite foi….”. Diz o apresentador da TV em nossas vidas.

8 de fevereiro de 2012

Convertedores de gente

Se eu estivesse numa roda de crentes de dez diferentes religiões ou igrejas e alguém me perguntasse por que sou católico eu lhe responderia. Daria uma vinte razões. Ao final, certamente não o convidaria a ser católico como eu. Motivo: eu teria que conhecê-lo o suficiente para lhe fazer semelhante proposta.

Não é conveniente transplantar qualquer arbusto para outro canteiro. O transplante tem que ser bem feito e a planta precisa ser capaz de suportar tal mudança de vaso ou de terreno. Conversão é coisa séria. Não brinco de puxar pessoas para nossos templos. Quem faz isso mais dia menos dia será responsável perante Deus por ter oferecido suas lentes para alguém que não tem a mesma miopia que ele. Terá estragado mais uma visão…

6 de fevereiro de 2012

Orações em latim

Pai nosso

Credo

Veni creator

Ave Maria

São Miguel Arcanjo

Agnus Dei

Glória

Angelus Domini

Angele Dei

Sinal da Cruz

Oração de São Bento

Proteção de Nossa Senhora


3 de fevereiro de 2012

O que é Encíclica?

Uma Encíclica ou Carta Encíclica é um documento pontifício dirigido a todos os fiéis católicos: leigos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e todos os fiéis leigos. Às vezes os destinatários são todas as pessoas de boa vontade, como foi a Encíclica de João XXIII sobre a paz (Pacem in Terris). Podemos dizer que uma encíclica é uma “carta circular” do Papa à humanidade.

O nome da encíclica costuma tirar-se das primeiras palavras: “Deus Caritas Est”, Deus é Amor. Vem escrita em latim e daí traduzida para vários idiomas do mundo, mesmo que o Romano Pontífice tivesse escrito na língua materna dele (alemão, polonês, etc).

Dom Sinésio Bohn - Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul/RS