
29 de setembro de 2010
Ministério Adoração e Vida em Anchieta

27 de setembro de 2010
Carta aos Padrinhos e Madrinhas
Guarapari, 26 de setembro de 2010.
Caríssimos Padrinhos e Madrinhas,
Aproximamos-nos da data do Sacramento do Crisma. Precisamos nos reunir para acertarmos os detalhes: camisas dos crismandos, confraternização etc. Queremos convidá-lo (a) para uma reunião somente com padrinhos e madrinhas, no dia 09/10 (sábado), 18:30, antes da novena.
Aguardamos vocês.
Claudeci - 9297-8201;
Allan – 9249-8781 / 3361-6195;
Renan – 9829-7595 / 3361-6195
Turma do Crisma
Lembretes para os crismandos
24 de setembro de 2010
Vozes da Igreja: inscrições abertas para o concurso de canções

19 de setembro de 2010
Por que rezar o Terço?
16 de setembro de 2010
O mundo inteiro está cheio de pessoas

13 de setembro de 2010
11 de setembro de 2010
Esclarecimento para as eleições 2010
Nós, bispos da Província Eclesiástica do Espírito Santo, sentimos a necessidade de esclarecer os católicos e pessoas de boa vontade sobre o seguinte:
1) A Igreja não exerce política partidária, portanto, não indica partido ou candidato durante as campanhas políticas. Porém, a Igreja, em seu discurso e ação defende a política do bem comum e a construção da democracia. “A Igreja tem o dever de oferecer, por meio da purificação da razão e através da formação ética, a sua contribuição específica para que as exigências da justiça se tornem compreensíveis e politicamente realizáveis”. “A Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível [...]. Mas toca à Igreja, e profundamente, o empenhar-se pela justiça trabalhando para a abertura da inteligência e da vontade às exigências do bem” (Deus Caritas Est 27).
2) Recentemente, foi veiculado durante a propaganda eleitoral do candidato ao Senado, senador Magno Malta, o depoimento de um padre e de um bispo sobre atividades do candidato. Nós não concordamos com a veiculação de imagens de padres e bispos para apoiar um determinado candidato. Mais grave ainda, quando o padre e o bispo afirmam não terem autorizado o uso das imagens para fins eleitorais. Esta atitude fere o Princípio de Direito de Imagem resguardado pela Constituição.Orientamos todos os católicos que se posicionem criticamente diante desta campanha que coloca o foco na CPI da pedofilia e na CPI do narcotráfico. Estes temas exigem nossa reflexão e atitude, mas não concordamos que a dor, a humilhação e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e tráfico de drogas e de armas, sejam transformados em espetáculo para angariar votos.
Caríssimos padres, lideranças católicas e pessoas de boa vontade, mantenhamo-nos dentro de nossos direitos sem violar o direito do outro, mas não nos omitamos nos esclarecimentos que devem ser dados a quem precisa, de forma que o voto seja consciente e responsável. O voto é um compromisso. É uma procuração que cada um dá ao candidato em quem vota.
Não podemos ser coniventes com pessoas que não têm ética na política.
D. Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória do Espírito Santo
D. Décio Sossai Zandonade, Bispo de Colatina
D. Zanoni Demettino Castro, Bispo de S. Mateus,
Pe. Antonio Tatagiba Vimercat, Administrador diocesano de Cachoeiro de Itapemirim
8 de setembro de 2010
Ordenados para exercer a caridade

Natividade de Nossa Senhora

A Natividade de Nossa Senhora é celebrada pelos cristãos do Oriente desde o início do cristianismo. Já no Ocidente, ela passou a constar do calendário litúrgico a partir do século VII. Neste ano, será celebrada no dia 08 de setembro.
Celebrar a natividade de Maria é, em um sentido bastante humano, celebrar a festa de seu aniversário. E como gostamos de celebrar o aniversário daqueles que nos são queridos!... Maria nasceu de uma forma humana como cada um de nós: fruto do amor entre um homem e uma mulher, viveu em família e como toda jovem de seu tempo, um dia sonhou em casar-se e constituir sua própria família.
Uma vida normal, que talvez seguisse anônima se não fosse a sua aceitação total à vontade de Seu Senhor. Maria, escolhida por Deus para ser mãe de seu Filho que encarnaria para a salvação da humanidade, recebe esta escolha, não sem antes questionar – o questionamento próprio da natureza humana – mas profundamente aberta ao caminho que o Pai passava a lhe mostrar.
Por isso tudo, celebrar a natividade de Nossa Senhora é celebrar um marco fundamental da história da salvação. Peça fundamental nessa história, Maria é a intercessão que ligará a Trindade à humanidade. Através de seu corpo, por Deus preparado livre do pecado, Jesus vem ao mundo e nele realiza seu mistério salvífico.
Que essa festa nos faça relembrar essa história tão especial, com os olhos agradecidos diante daquela que soube dizer sim e, através disso, tornar-se mãe não somente de Jesus, mas de toda a humanidade.
Uma oração pelo nascimento de Maria
Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa de seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Texto Bíblico sugerido: Mt 1, 1-16.18-23
Fonte: Amai-vos
7 de setembro de 2010
Eu e minha casa serviremos a Deus

6 de setembro de 2010
Grito dos Excluídos 2010

3 de setembro de 2010
Peritos reunidos no Peru defendem autenticidade do Santo Sudário de Turim
