20 de dezembro de 2009

"Uma Igreja que não incomoda é uma Igreja acomodada"

Gabriel Félix Roger Maire, missionário e profeta francês, nasceu no dia 01 de agosto de 1936 e foi assassinado no dia 23 de dezembro de 1989.

Gabriel sempre teve grande preocupação com as condições de vida que o povo vivia.
Insistia que ser cristão é fazer a diferença, é entrar na luta em defesa da vida. Quantas vezes dizia que... “Uma Igreja que não incomoda é uma Igreja acomodada”, com isso incentivou as comunidades a junto com ele, assumir verdadeiramente a missão de Jesus na sociedade de hoje.

Em vários momentos da vida do povo Gabriel se fez presente:

• Em passeatas de estudantes, trabalhadores menores, mulheres... Gabriel ali estava, registrando a luta e se fazendo parte dela seja pela redução das passagens de ônibus, melhores salários, respeito, eleições diretas etc.
• Engajamento na associação de moradores, motivando a necessidade de se organizar para enfrentar quem nos oprime.
• Na organização e coordenação do grupo Fé e Política.
• Incentivou o Dia “C” de Cariacica, valorizando, a partir das Ceb’s, a cultura a conscientização e a criatividade...
• Na luta por moradia.
• Esteve ao lado do povo de Cariacica no movimento “Paz e Democracia em Cariacica, respeitando o voto do povo”, juntamente com outros padres do município, movimentos organizados e Igrejas.

Devido a todos estes engajamentos, por várias vezes ele recebeu ameaças de morte.

Diziam que estava fugindo de sua função, deveria estar celebrando missa, porém Gabriel se mantinha firme na luta e junto a ele as comunidades se colocavam como presença viva e o acompanhavam em todos os momentos.

Assim como Jesus veio defender os pequenos e oprimidos, Gabriel veio ser conosco uma Igreja encarnada. Ele assumiu a opção pelos pobres e pelas Ceb’s, conscientizando as pessoas de sua importância na sociedade e na vida comunitária. Em seu testemunho de fé e vida, não escondia a sua paixão pelos trabalhos das Comunidades Eclesiais de Base e suas equipes, pelas quais trabalhou e doou sua vida.

Diante das inúmeras ameaças que recebia, Gabriel dizia...
“PREFIRO MORRER PELA VIDA DO QUE VIVER PELA MORTE”.
E nós dizemos...
PADRE GABRIEL PRESENTE.



Fonte: Novena de Natal 2009 - Arq. de Vitória / CEBI-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário