31 de outubro de 2010

Halloween

Católicos querem crianças mascaradas de santos para recuperar caráter religioso.

As conferências episcopais inglesa e irlandesa querem travar a moda do Halloween entre as famílias cristãs, aconselhando as crianças a mascarar-se de santos em vez dos habituais monstros e bruxas. Um apelo a que se juntou a Igreja espanhola. Por cá, embora a noite das bruxas ainda não seja uma tradição muito forte, as organizações religiosas vêem com bons olhos esta recomendação.

"Não tenho a certeza de que o Halloween possa ser substituído, mas acho importante que se fale da véspera de Todos os Santos", refere José Vítor Adragão, membro do Congresso Internacional da Nova Evangelização. Também o padre Pablo Lima, do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, considera que "a tradição do Halloween ainda é muito pequena em Portugal" e que, apesar de "não haver uma substituição do dia de Todos os Santos, é importante alertar para estes costumes que já estão a crescer".

A pensar nos mais novos, um grupo da Igreja inglesa lançou uma espécie de guia com actividades para a noite de 31 de Outubro. O Night of Light (Noite da Luz) é uma iniciativa que segundo a página da Internet quer "reclamar o Halloween [véspera de Todos os Santos, em português] para a Igreja". Assim, nessa noite, as famílias cristãs são convidadas a vestir uma peça de roupa branca e a colocar uma vela na janela.

Atividades que José Vítor Adragão e Pablo Lima defendem, embora considerem que as duas festas podem conviver. "É possível que as crianças façam a festa de Halloween sem que isso exclua uma explicação da festa e da solenidade de Todos os Santos", entende o padre da Pastoral Juvenil. Até porque "não é o caminho do confronto que se deve seguir mas o da sadia convivência entre as duas festas", refere. Do mesmo modo, José Vítor Adragão defende que se deve "explicar o que é o Todos os Santos, mas não se pode substituir uma festa pela outra".

No entanto, não esconde o mal-estar perante a postura das escolas religiosas que festejam o Dia das Bruxas. "Custa-me um bocado ver os colégios católicos dar tanta importância ao Halloween, que não é uma tradição nossa", confessa. A solução está nas famílias cristãs, que devem explicar as duas festas e não esquecer a dimensão religiosa do dia de Todos os Santos, acrescenta o membro da Comunidade Emanuel.

A outra opção é convencer as crianças a mascarar-se de santos em vez de esqueletos ou bruxas. E para que ninguém se queixe de que não tem ideias, a Conferência Episcopal inglesa e a espanhola dão uma ajudinha. Os mais novos podem vestir-se de São Jorge, São Francisco, Santa Lúcia ou Santa Maria Madalena.

Tudo isto porque a Igreja defende que a origem do Halloween é principalmente católica, já que desde o século IV que se consagrava um dia para festejar Todos os Mártires. E três séculos mais tarde a festa em honra do Todos os Santos passou a ser celebrada a 1 de Novembro sendo precedida por uma vigília na noite de 31 de Outubro. Em inglês, esta vigília era chamada de All Hallow's Eve (Véspera de Todos os Santos). Mas esta noite também é celebrada na tradição pagã. A festa celta Sambain tinha por objectivo prestar culto aos mortos, celebrava-se de 5 a 7 de Novembro e era uma das festas mais importantes, pois acreditava-se que nesta data os espíritos voltavam para visitar os seus lares e guiar os familiares até ao Além. O culto acabou por se misturar com a tradição cristã.


Origem Católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Nenhum comentário:

Postar um comentário