1 de novembro de 2011

Como ajudar uma pessoa com depressão?

Com carinho e paciência, assim se ajuda uma pessoa com depressão. Essa doença não escolhe classe social, sexo ou cor. Ela se estabelece por diversos fatores dentre os quais destaco a baixo autoestima e a insegurança.

É muito triste ver uma pessoa querida com depressão. O envolvimento da família e dos amigos no tratamento é fundamental para a superação desse momento difícil na vida do paciente depressivo. A alma está doente. 

Mas, como a alma adoece? Infelizmente, como temos uma inclinação ao pecado, damos abertura a pensamentos maus quando estamos tristes. Esquecemos de olhar para Deus em nossas fraquezas e preferimos olhar para baixo.

Devemos levar o depressivo ao tratamento médico em primeiro lugar. Deus irá curar a depressão através dos médicos. O milagre acontece em duas vias, faça a sua parte que Deus fará a Dele. Não se esqueça disso!

Mostre o quanto ele é importante, é um filho amado e tem valor. Levante o moral deste irmão. Não o deixe ficar com a "cabeça vazia". Grave um CD com louvores para presenteá-lo, dê livros, leve-o para sair, incentive a escrever um diário relatando suas conquistas do dia, oriente-o a fazer planos do futuro, tire muitas fotos e mande mensagens de carinho por celular .

Pensamentos suicidas poderão aparece algumas vezes nesta fase escura. Faça com que o depressivo risque-os através da oração. Pensou "bobeira"? Ore na hora! Você, neste momento, é a chave que Deus irá usar para entrar no coração de seu irmão. Explique-o que orar nada mais é que oferecer a Deus o que temos no momento. Se é alegria, entregamos alegria. Se for dor, ofertamos a dor. Nosso Mestre nunca rejeitará uma oração.

A depressão não é maior que Deus.

Um abraço fraterno,
Equipe Turma do Crisma

Nenhum comentário:

Postar um comentário