19 de abril de 2012

Fases do amor

Somos a imagem e semelhança do Amor.

Na união de corações, entre homem e mulher, surge um lindo Sacramento, o Matrimônio. 

§1627 O consentimento consiste num "ato humano pelo qual os cônjuges se doam e se recebem mutuamente”: "Eu te recebo por minha mulher" - "Eu te recebo por meu marido”. Este consentimento que liga os esposos entre si encontra seu cumprimento no fato de "os dois se tomarem uma só carne”. (CIC) 

Sacramento este que se dá por consentimento multou. Assim, nasce a família, a primeira igreja, a qual nosso Senhor fez parte através de sua humilde serva Maria e de seu fiel servidor José. 

Ao casal não basta dizer “sim” apenas uma vez, esta pequena palavra deve ser repetida diariamente - “Sim, eu te recebo por minha (meu) mulher (marido) neste dia” - para que as promessas feitas no dia do casamento não se cubram de poeira pelo tempo. 

Tempo cruel. Através dele, entramos no espetáculo da vida, onde a cada dia vamos vendo personagens diferentes em uma mesma pessoa. O palco está montado, qual cena viverei com minha (meu) companheira (o) hoje? 

A questão da convivência não pode ser um fardo, uma vez que por livre e espontânea vontade se uniram em Sacramento. Vale lembrar que a rosa não perde seu valor por possuir espinhos. Também o casamento não perde sua validade por passar por momentos sensíveis. 

Santa Rita de Cássia teve um casamento cheio de provações e foi fiel até o fim. Em sua vida matrimonial, sofreu por diversas vezes com os abusos e maus tratos do marido, mas permaneceu fiel através da oração. Como graça, obteve a conversão de seu esposo. 

Outros fatos ocorreram na vida desta santa através da sua perseverança. Essa história não está perdida no tempo. Ela é o registro do poder da oração de uma esposa. Esposo (a) você é chamado a interceder por sua (eu) cônjuge! “... Pedi, e recebereis; buscai, e achareis...” (Lc 11,9)

Por mais difícil que esteja seu relacionamento conjugal, confie. Uma linda história de amor não pode ser transformada em rascunho pelas investidas do inimigo de Deus. 

No altar, você disse: 

- E prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida. 

E Jesus sussurrou ao seu coração: 

- “... Eis que estarei com vocês todos os dias...” (Mt 28,20).


Fraternalmente,

Equipe Turma do Crisma

2 comentários:

  1. Que lindo Allan! Amei esse post!

    ResponderExcluir
  2. Sacramento é a presença de Deus em nós!
    Feliz daquele que compreende o sacramento que esta para realizar.
    Parabéns a você Alan e Renan meus grandes e queridos amigos e irmãos de fé!
    Salve Maria nossa mãe♥

    ResponderExcluir