28 de fevereiro de 2013

Despedida do Papa Bento XVI com os Cardeais


Às 11 horas de hoje, último dia de seu pontificado, na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, o Papa Bento XVI encontrou-se com os cardeais Cardeais presentes em Roma para a saudação de licença.

Na audiência, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio de Cardeais, o Papa dirigiu um endereço de homenagem em nome de todos os presentes.

O Santo Padre, antes de cumprimentar pessoalmente cada cardeal pronunciou as palavras abaixo:

PALAVRAS DO PAPA 

Venerável e queridos Irmãos!

Com grande alegria recebê-lo e oferecer a cada um de vós a minha mais cordial saudação. Agradeço ao Cardeal Angelo Sodano, que, como sempre, tem sido capaz de transmitir os sentimentos do Conselho: Cor ad cor loquitur . Graças coração Eminência. E eu diria que - tendo a referência para a experiência dos discípulos de Emaús - que para mim foi uma alegria para andar com você nos últimos anos, em função da presença do Senhor ressuscitado.

Como eu disse ontem, diante de milhares de fiéis que lotaram a Praça de São Pedro, seu bairro e seu conselho eu ter sido uma grande ajuda em meu ministério. Nos últimos oito anos, nós vivemos com momentos de fé bonitas da luz radiante no caminho da Igreja, junto com momentos em que algumas nuvens no céu engrossar.Nós tentamos servir a Cristo e à sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma do nosso ministério. Temos dado esperança que vem de Cristo, o único que pode iluminar o caminho. Juntos, podemos agradecer ao Senhor que nos fez crescer na comunhão, e orar juntos para ajudar você a crescer nesta unidade profunda, para que o Colégio de Cardeais é como uma orquestra, onde as diferenças - uma expressão da Igreja universal - sempre contribuir para a maior harmonia e concórdia.

Eu gostaria de deixar-lhe um pensamento simples, que é perto do meu coração: um pensamento sobre a Igreja, o seu mistério, que é para todos nós - podemos dizer - a razão ea paixão da vida. Deixe-me ajudar por uma expressão de Romano Guardini, escrito no ano em que os Padres do Concílio Vaticano II aprovar a Constituição Lumen Gentium , em seu último livro, com uma dedicatória pessoal para mim, porque as palavras deste livro, eu são particularmente caros. Guardini diz: A Igreja "não é uma instituição concebida e construída em mesa ... mas uma realidade viva ... Ele vive ao longo do curso do tempo, tornar-se, como qualquer ser vivo, tornando-se ... Contudo, em sua natureza permanece a mesma, e seu coração é Cristo ". É tem sido a nossa experiência de ontem, eu acho, na praça: ver que a Igreja é um corpo vivo, animado pelo Espírito Santo e verdadeiramente vive pelo poder de Deus, que está no mundo, mas não do mundo é de Deus , de Cristo, do Espírito. Nós vimos isso ontem. Esta é a expressão verdadeira e eloqüente do Guardini outros famosos: "A Igreja é despertar as almas". A Igreja vive, cresce e desperta na alma, que - como a Virgem Maria - aceitar a Palavra de Deus e conceberá pelo poder do Espírito Santo; oferecer a Deus sua carne e em sua própria pobreza e humildade, eles se tornam capazes de nascimento de Cristo no mundo de hoje. Através da Igreja, o mistério da Encarnação continua presente sempre. Cristo continua a atravessar os tempos e todos os lugares.

Vamos permanecer unidos, queridos irmãos, este mistério: na oração, especialmente a Eucaristia diária, e assim servir a Igreja e toda a humanidade. Esta é a nossa alegria, que ninguém pode tirar.

Antes de cumprimentá-lo pessoalmente, eu quero dizer a vocês que eu vou continuar a estar perto com a oração, especialmente nos próximos dias, para que você é totalmente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do novo Papa Que o Senhor te mostrar o que é querida por Ele. E por você, incluindo o Colégio de Cardeais, há também o futuro Papa, que já prometem minha reverência e obediência incondicional. Portanto, com carinho e gratidão, concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica.

[Texto original: italiano]

DISCURSO DO CARTÃO PRESENTE. Angelo Sodano 

Santidade,

Com grande trepidação os cardeais presentes em Roma amontoado em torno de você hoje, para mais uma vez expressar a sua profunda afeição e expressar nossa gratidão pelo vosso testemunho desinteressado de serviço apostólico, para o bem da Igreja de Cristo e de 'humanidade.

No sábado passado, no final dos Exercícios Espirituais no Vaticano, que agradeceu aos seus colaboradores da Cúria Romana, usando estas comoventes palavras:"Meus amigos, eu gostaria de agradecer a todos vocês, não só para esta semana, mas durante os últimos oito anos, durante os que você trouxe comigo, com grande habilidade, carinho, amor e fé, o peso do ministério petrino " .

Amado e reverenciado o Sucessor de Pedro, somos nós que devemos agradecer-lhe pelo exemplo que nos deu nos últimos oito anos de Pontificado. Em 19 de Abril de 2005, ela foi se juntar à longa lista de sucessores do apóstolo Pedro, e hoje, 28 de fevereiro de 2013, ela está prestes a sair, esperando o comando da Barca de Pedro curta distância a outras mãos. Ele vai continuar para que a sucessão apostólica, que o Senhor prometeu à sua Igreja Santo, até ouvir a voz do Anjo do Apocalipse na Terra irá proclamar: "Tempus não ERIT amplius ... Deuses consummabitur mysterium" (Ap 10 , 6-7) "não há mais tempo:. que é realizado o mistério de Deus " . Assim termina a história da Igreja, juntamente com a história do mundo, com o advento de um novo céu e uma nova terra.

Santo Padre, com profundo amor tentamos acompanhá-lo em sua jornada, revivendo a experiência dos discípulos de Emaús, que, depois de caminhar com Jesus por um bom trecho de estrada, eles disseram uns aos outros: "Não talvez ele estava queimando o nosso coração, quando conversamos no caminho?" (Lucas 24:32).

Sim, Santo Padre, para saber que mesmo queimado nossos corações quando entramos com você nos últimos oito anos. Hoje, queremos mais uma vez expressar nossa gratidão.

Vamos repetir em coro uma expressão típica da sua terra natal querida "Gott Vergelt de" Deus lhe pague!

[Texto original: italiano]

Nenhum comentário:

Postar um comentário