20 de maio de 2014

Via Sacra

"Via Sacra ou Via Crucis (Caminho Sagrado ou Caminho da Cruz) é uma antifa devoção da comunidade cristã que consiste num acompanhamento oracional e meditativo da última caminhada de Jesus, desde sua condenação até sei sepultamento (ou ressurreição), diante de 14 ou 15 quadros que nos recordam estes momentos dolorosos."
Pe. Roni, C.SS.R.


I. Estação
Jesus é condenado

Relembre como Jesus, depois de ter sido açoitado e coroado de espinhos, foi injustamente condenado por Pilatos à morte de cruz.OraçãoMeu adorável Jesus, não foi Pilatos, mas sim meus pecados que vos condenaram à morte. Pelo merecimento desse doloroso caminho, acompanhai-me na viagem para a eternidade. | Padre Flávio Cavalca


II. Estação
Jesus recebe a cruz

Reveja como Jesus caminhava para o Calvário, com a cruz nos ombros. Ele pensa em você e oferece ao Pai, pela sua salvação, a morte que vai padecerOraçãoAmado Jesus, abraço todas as penas que tiver de sofrer até a morte; peço-vos, pelos merecimento de vossas dores ao levar nos ombros a vossa cruz. Ajudai-me a levar a minha com paciência e resignação. | Padre Flávio Cavalca


III. Estação
Primeira queda

Contemple a primeira queda de Jesus. Seu corpo está rasgado pelos açoites, sua cabeça coroada de espinhos, seu sangue corre com abundância. Sua fraqueza tão grande que é difícil dar um passo. Vergado sob o peso da cruz, é empurrado para diante. Por isso caiu muitas vezes no caminho do calvário.OraçãoMeu amado Jesus, não é o peso da cruz, mas o dos meus pecados que vos faz sofrer tantas penas. Por essa primeira queda livrai-me de cair em pecado. | Padre Flávio Cavalca


IV. Estação
Encontro com Maria

Veja o encontro de Jesus com Maria. Olham-se. Esses olhares são como setas que transpassam seus corações.OraçãoTerno Jesus, por essa dor concedei-me a graça de ser verdadeiro servo de vossa Mãe Santíssima. E vós, Rainha das dores, alcançai para mim uma contínua lembrança da Paixão de vosso Filho. | Padre Flávio Cavalca


V. Estação
Jesus e Cirineu

Jesus está de tal modo debilitado que seus inimigos temem que morra a cada momento. Por isso obrigam Simão Cirineu a levar a Cruz atrás dele.OraçãoDoce Jesus, não quero recusar a cruz como Cirineu. Eu a aceito e a abraço; aceito a morte que me está reservada, com todos os sofrimentos que a devem acompanhar. Vós morrestes por mim, quero morrer por vós e para vos agradar. | Padre Flávio Cavalca


VI. Estação
Jesus e Verônica

Verônica, vendo Jesus tão abatido e com o rosto banhado de suor e sangue, oferece lhe uma toalha.OraçãoJesus, agora estais desfigurado. Eu também, Senhor, deixo-me desfigurar pelo pecado, e somente vós podeis restituir-me a vida. | Padre Flávio Cavalca


VII. Estação
Segunda queda

Mais uma queda vem aumentar o sofrimento do Senhor, renovando todas as feridas de seu corpo torturado.OraçãoManso Jesus, tantas vezes me perdoastes, e tantas vezes tornei a vos ofender. Por essa nova queda, ajudai-me a continuar firme na vossa amizade. | Padre Flávio Cavalca


VIII. Estação
Jesus consola

O estado deplorável de Jesus desperta a compaixão de mulheres. Mas ele diz: Não chorem por mim.OraçãoJesus abatido de dores, lamento as ofensas que vos tenho feito, pelo desprazer que vos tenho dado, a vós que tanto me amais. | Padre Flávio Cavalca


IX. Estação
Terceira queda

Jesus cai pela terceira vez. Muito grande é sua fraqueza e muito grande a crueldade dos carrascos.OraçãoJesus humilhado, por essa queda dai-me força para vencer o mal e jamais abandonar a vossa amizade. | Padre Flávio Cavalca


X. Estação
Jesus desnudado

Contemple a violência dos carrascos ao despir Jesus.OraçãoInocente Jesus, por essas dores ajudai me a abandonar todo o apego às coisas da terra, para amar totalmente a vós. | Padre Flávio Cavalca


XI. Estação
Jesus é pregado na cruz

Jesus é atirado sobre a cruz. Estende as mãos e aceita a morte pela nossa salvação.OraçãoMeu Jesus, prendei meu coração aos vossos pés e que eu nunca vos deixe de hoje em diante. | Padre Flávio Cavalca


XII Estação
Jesus morre

Jesus agoniza durante três horas. Finalmente inclina a cabeça e morre.OraçãoJesus, morrestes como vítima do amor. Vossa morte é minha esperança. Em vossas mãos entrego minha vida.


XIII. Estação
Jesus é tirado da cruz

Depois da morte de Jesus, seus discípulos a retiram seu corpo da cruz.OraçãoMaría, Mãe de dores, aceitai-me entre os vossos filhos, e fazei-me fiel a vosso Jesus. | Padre Flávio Cavalca


XIV. Estação
A sepultura de Jesus

O corpo de Jesus é deixado na sepultura. O sepulcro é fechado e todos retiram-se.OraçãoJesus sepultado, sei que isso não é o fim. Vossa ressurreição, a vida nova é o fim. Que eu possa estar sempre convoco. Amém. | Padre Flávio Cavalca

Nenhum comentário:

Postar um comentário