6 de dezembro de 2008

O Sacramento do Crisma

1 – O que é um Sacramento?

“Os gestos e palavras são absolutamente necessários na vida social. Eles mostram o que temos dentro de nós, o que sentimos. E quantas vezes os gestos dizem muito mais que as palavras! O gesto fala; as vezes, grita! Não é preciso dizer nenhuma palavra se o gesto traduz o nosso amor...
Nos aniversários, nas reuniões familiares, nas visitas, as flores oferecidas e os presentes são SINAIS de amizade. Eles revelam o nosso amor.
Do mesmo modo, os SACRAMENTOS são SINAIS que Jesus deixou na sua Igreja para sabermos que o amor dele continua presente apesar da aparente ausência. Atualizam a aliança entre Deus e o seu Povo. Como nossos olhos não podiam ver a Deus, o filho se encarnou, se tornou sinal visível do Pai.
Nesse sentido, o Cristo é o SACRAMENTO por excelência e a Igreja é o sacramento de Jesus”.
O Concílio de Trento (séc.16) definiu solenemente que os sacramentos cristãos foram instituídos por Jesus Cristo e que o número deles é sete: Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.
Resumindo: os SACRAMENTOS são sinais da presença de Cristo na Igreja.
.
NASCIMENTO – entrada na família e na comunidade humana
BATISMO – entrada na comunidade da Igreja
O BANQUETE – em que se reúne a família toda
A EUCARISTIA – que reúne a comunidade Igreja
A INICIAÇÃO – na vida de adultos
A CRISMA – compromisso de adultos com a Igreja e com o mundo
A RECONCILIAÇÃO – entre os homens
A PENITÊNCIA – como reconciliação com Deus e com a Igreja
O CASAMENTO – e o amor conjugal
O MATRIMÔNIO – compromisso do casal diante da Igreja
O ENGAJAMENTO – e algum serviço (ministério) da Comunidade
A ORDEM SACERDOTAL – serviço à Comunidade Eclesial
A DOENÇA – e a morte
UNÇÃO DOS ENFERMOS – com abertura mais clara para a comunhão definitiva com o Pai

Até aqui retirado do livro Encontros de catequese nas comunidades: preparação para a crisma. Coordenação de catequese de Lins (SP), Edições Paulinas, 1987. p. 112-115.

2 – O Sacramento do Crisma

“A Crisma ou Confirmação é um sacramento da iniciação cristã que expressa a maturidade cristã, fortalece o batizado para assumir a missão de Jesus Cristo (Lc 4,18-21), insere mais profundamente o cristão ao Ministério pascal do Senhor e à Comunidade Eclesial, constituindo-se um momento privilegiado para personificar a fé e o compromisso batismal.
Este sacramento quer evidenciar a relação essencial da vida cristã e de toda a Igreja com o Espírito Santo (At 1,8; 2,1-42; 10,44-48). O Batismo nos une a Cristo na sua Morte e Ressurreição; a crisma nos comunica a graça do acontecimento de Pentecostes. Ambos inserem a pessoa no ministério de salvação e na Comunidade do Povo de Deus.
Mediante este sacramento, o cristão é chamado a ser um apóstolo de Jesus Cristo, assumindo sua causa, anunciando as maravilhas de Deus, defendendo a justiça, sendo solidário com os irmãos que sofrem, colocando-se a serviço da vida e da esperança. Desse modo, o cristão se torna (uma) testemunha corajosa e fiel de Jesus Cristo, empenhando-se na edificação do Reino, a exemplo de Cristo (Lc 4,14-19 ou Jo 15,26 e 27), colocando sua vida a serviço da transformação deste mundo” (Diretório sacramental, Arquidiocese de Vitória-ES, p.6-7).
“Pelo sacramento da confirmação os fiéis são enriquecidos com o dom Espírito Santo e unidos mais perfeitamente à Igreja, são chamados a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem a fé” (Código de Direito Canônico 879).
“A Confirmação completa a obra iniciada no Batismo (At 8,15-17; 19,5ss), levando quem o recebe à plenitude e maturidade espirituais (Ef 4,13) por uma comunicação especial do Espírito Santo que consagra o homem para o testemunho cristão (At 1,8; Lc 12,12; Jo 15 a 26; 16, 1-15).
Pelo sacramento da Confirmação, aqueles que renasceram pelo Batismo recebem o dom do Espírito Santo. São enriquecidos por ele com uma força especial e, marcados pelo caráter deste sacramento, ficam mais perfeitamente unidos à Igreja e assumem a obrigação de defender a fé por palavras e ações, como verdadeiras testemunhas de Cristo” (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB).
“Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, acrescentou-se à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (crisma). Esta unção ilustra o nome de ‘cristão’, que significa ‘ungido’ e que deriva a sua origem do próprio nome de Cristo, ele que ‘Deus ungiu com o Espírito Santo’(At 10,38). Este rito de unção existe até os nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente. Por isso, no Oriente, este sacramento é chamado Crismação, unção om Crisma, ou mýron, que significa ‘crisma’. No Ocidente, o termo Confirmação sugere que este sacramento, ao mesmo tempo, confirma o Batismo e consolida a graça batismal” (Catecismo da Igreja Católica, verso 1289).
“Por isso, a confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça batismal:
- enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer ‘abba, Pai’ (Rm 8,15);
- une-nos mais solidamente a Cristo;
- aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
- torna mais perfeita nossa vinculação com a Igreja;
- dá-nos uma força especial do Espírito santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz” (Catecismo da Igreja Católica, verso 1303).

Obs: os que têm o Catecismo da Igreja Católica ler do verso 1285 ao 1311.

Nenhum comentário:

Postar um comentário