14 de fevereiro de 2009

A formação do Povo de Deus

A partir do Ex 1,9.15; 12,38 e outros textos do livro do Êxodo vemos quais são as pessoas que saíram do Egito. Percebemos que os textos falam de israelitas, de hebreus, de grande multidão misturada. Isso nos ajuda a entender que os que saíram do Egito não eram um povo formado por uma etnia. Mas era constituído por todos aqueles que não se conformavam com o sistema tributário. A palavra hebreu vem da palavra hapiru , que indicava a categoria de pessoas que o sistema marginalizava. Hoje, por exemplo, seria a que nós chamamos de excluídos (sem-terra, sem-casa, desempregados, mendigos, lavadeiras, meninos de rua ...).
Os textos falam de expulsão, de fuga, ou que o faraó deixou-os sair. Provavelmente houve mais do que um acontecimento nessa luta pela libertação. Pode ter acontecido que grupos conseguiram fugir. Outros foram expulsos porque incomodavam. outros entraram em acordo e foi-lhes permitido que saíssem. O povo guardou na memória essas várias experiências.
Ao longo da caminhada, o povo aprende a se organizar:
  • Primeira etapa: +ou- 1250 a.C.: o acontecimento principal é a saída ou fuga dos escravos hebreus, sob a liderança de Moisés, Aarão e Míriam. Escravizados no Egito, os israelitas clamam a Deus. Deus se revela como Javé, o Deus libertador e, em meio a grandes prodígios, liberta o povo para fazer com ele uma aliança. O exército perseguidor é destruído no meio do mar e os israelitas cantam vitória.
  • Segunda Etapa: +ou- 1200 a.C.: depois de uma longa e difícil caminhada, chegaram à Terra Prometida. Nessa terra, os camponeses tinham se rebelado contra as cidades e seus reis, pois estes cobravam pesados tributos às aldeias. O grupo vindo do êxodo, liderado por Josué, conclamou estes camponeses a se unirem a ele. Vitotiosos nesta luta, organizam-se de maneira nova formando uma aliança entre tribos e clãs, num projeto de justiça, igualdade e fraternidade.

Fonte: Tea Frigerio. Curso popular de Bíblia: A formação do Povo de Deus. 3ª ed. v.2. São Leopoldo: CEBI, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário