24 de janeiro de 2010

"Por Deus tenham um blog!", diz Papa a padres

Bento XVI diz que padres devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho.

Vaticano - "Por Deus, tenham um blog!", disse o Papa Bento XVI aos padres católicos ontem (23), afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho.

Em sua mensagem para a Igreja Católico no Dia Mundial da Comunicação, o Papa, de 82 anos e conhecido por não amar computadores ou internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o "rico menu de opções" oferecido pelas novas tecnologias.

"Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs e sites - que juntamente com os meios tradicionais podem abrir visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse Bento XVI.

Os padres, afirmou ele, precisam responder aos desafios das "mudanças culturais de hoje" se quiserem chegar aos mais jovens.

Mas Bento XVI alertou aos padres que não tentem se tornar estrelas da nova mídia.

"Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que pelos seus talentos comunicativos", disse ele.

Internet

O Vaticano já utiliza a internet e criou em janeiro um canal no portal de vídeos no youtube.

Desde maio de 2009, o site www.pope2you.net permiti receber mensagens do Papa através da rede social facebook.

Esse site foi acessado quase 2 milhões de vezes no dia do Natal, afirmou Cládio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifical das Comunicações Sociais.

Bento XVI ainda escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam a cargo de colocá-los em conteúdo digital. Por causa disso, a orientação do Papa acabou provacando surpresa.

Fonte: Jornal A Tribuna, 24/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário