26 de agosto de 2012

A Vida de Santa Maria Faustina Helena Kowaslka

Glogowiec
1905 - 25 de Agosto - Nasce na aldeia de Glogowiec (atualmente distrito Wielkopolskie Polônia). 
- 27 de Agosto - Batizada na Paróquia de S. Casimiro em Swinice Warckie (diocese de Wloclawek).

1912 - Pela primeira vez ouve na sua alma uma voz que a chama para a vida de perfeição.

1914 - Primeira Comunhão.

1917 - Setembro - Começa a frequentar a escola primária.

1921 - Vai trabalhar em casa de uma família conhecida - os Bryzewski, e Alexandrow, perto de Lodz.

1922 - Volta à casa paterna e insiste que deseja entrar num Convento, mas os pais opõem-se.
- No Outono - Parte para trabalhar em Lodz. Entretanto, por um ano, emprega-se numa loja de Marcjanna Sadowska na rua Abramowskiego 29 (02.02.1923 - 01.07.1924).

1924 - Julho - Parte para Varsóvia para aí entrar num Convento. Apresenta-se na Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, na Rua Zytnia 3/9. A Superi­ora, recebendo Helena, promete-lhe admissão no Convento, porém a aconse­lha que vá trabalhar a fim de ganhar o suficiente para um modesto dote.

1925 - 10 de Agosto - Depois de um ano de trabalho como empregada doméstica apresenta-se novamente diante da Superiora do Convento, na Rua Zytnia e, desta vez, Vai então ser aceita começando o Postulado (a prova da vida religiosa).

1926 - 23 de Janeiro - Parte para a Casa do Noviciado, em Cracóvia.
- 30 de Abril - Tomada de hábito e mudança de nome; toma o nome religioso de Irmã Maria Faustina.
Irmã Maria Faustina
1927 - Março - Abril - A Irmã Faustina passa por um período de trevas interiores: essa provação vai durar um ano e meio.

1928 - 16 de Abril - Na Sexta-Feira Santa esta dolorida noviça sente-se envolvida pela chama do amor de Deus. Esquece os sofrimentos por que passou e reconhece mais vivamente quanto Cristo havia padecido por ela.

1928 - 30 de Abril - Terminado o Noviciado, após um retiro de oito dias, faz os primeiros votos temporários.
- 6-10 de Outubro - Na Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia realiza-se o Capítulo Geral. É escolhida para Superiora Geral a Madre Michaela Moraczewska, que será Superiora da Irmã Faustina durante toda a sua vida. Nos momentos difíceis, lhe prestará ajuda e consolo.
- 31 de Outubro - Parte para a casa religiosa de Varsóvia, Rua Zytnia 3/9, onde esta destinada aos trabalhos da cozinha.
Superiora Geral, Madre Michaela Moraczewska 
1929 - 21 de Fevereiro - 11 de Junho - Estadia temporária em Vilna (substituía uma Irmã que havia partido para a Terceira Provação).
- Junho - Foi mandada para trabalhar numa nova residência da Congregação, na Rua Hetmanka, em Varsóvia.
- 07 de Julho - Por pouco tempo é enviada para a casa em Kiekrz, perto de Poznan a fim de substituir na cozinha uma irmã doente.
- Outubro - Volta à casa da Congregação em Varsóvia, Rua Zytnia.

1930 - Maio-Junho - Chega à casa da Congregação em Plock. Ocupa-se aí sucessi­vamente na padaria, na cozinha e na despensa da padaria.

1931 - 22 de Fevereiro - Visão de Jesus Cristo que lhe manda pintar uma Imagem de acordo com o modelo que vê.

1932 - Novembro - Chega a Varsóvia para a Terceira Provação (de cinco meses), a que as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia são submeti­das antes de fazer os votos perpétuos. No mesmo mês há o retiro em Walendow, antes de iniciar a Provação.

1933 - Desloca-se a Cracóvia para o retiro de oito dias antes dos votos perpétuos. 
- lº de Maio - Faz os votos perpétuos (a cerimônia é presidida pelo Bispo Estanislau Rospond).
- 25 de Maio - Parte para Vilna.

1934 - 2 de Janeiro - Dirige-se pela primeira vez ao pintor E. Kazimirowski que devia vir pintar a Imagem da Misericórdia Divina.
- 29 de Março - Oferece-se pelos pecadores, especialmente por aquelas almas que perderam a confiança na misericórdia de Deus.
- Junho - A Imagem da Misericórdia Divina já está pintada. A Irmã Faustina chora por achar que Jesus Cristo não estava tão belo como ela O tinha visto.
- 12 de Agosto - Encontra-se muito debilitada. O Padre Miguel Sopocko admi­nistrou à Irmã Faustina o Sacramento dos Enfermos.
- 13 de Agosto - A saúde da Irmã Faustina melhora.
- 26 de Outubro - Ao dirigir-se com as meninas, do jardim, para ir jantar (dez minutos antes das 18 horas), a Irmã Faustina teve a visão de Jesus Cristo por cima da capela em Vilna, tal como O havia visto em Plock, isto é, com os raios pálido e vermelho. Os raios cobriam a capela da Congregação e a enfermeira das educandas, espalhando-se de pois por todo o mundo.

1935 - 15 de Fevereiro - A Irmã Faustina recebe a notícia de que sua mãe estava gravemente doente e parte para a casa paterna em Glogowiec. No regresso a Vilna, detém-se em Varsóvia, para se encontrar com a Madre Geral, Michaela Moraczwska, e com a sua antiga Mestra, Irmã Maria Josefa Brzoza.
- 19 de Outubro - Parte para um retiro de oito dias em Cracóvia.

Estanislau e Marianna Babel, pais de Santa Faustina (lado direito da foto)
1936 - 8 de Janeiro - Faz uma visita ao Arcebispo Romualdo Jalbrzykowski, metropolita de Vilno e comunica-lhe como Jesus Cristo está a exigir a fundação de uma nova Congregação.
- 21 de Março - Parte de Vilna para Varsóvia.
- 25 de Março - Foi transferida para a casa da Congregação em Walendow.
- Abril - É mudada para uma outra casa, na localidade de Derdy (a 2 km de Walendow).
- 11 de Maio - Parte de Derdy para Cracóvia para aí ficar definitivamente.
- 14 de Setembro - Encontro com o Arcebispo Jalbrzykowski que, estando de passagem por Cracóvia, visitou a casa da Congregação.
- 19 de Setembro - A Irmã Faustina vai a uma consulta no Sanatório de Pradnik (hoje Hospital João Paulo II).

1936-1937 - 9 de Dezembro de 1936 até 27 de Março de 1937 - Tratamento no Hospital de Pradnik.

1937 - 29 de Julho a 10 de Agosto - Estadia em Rabka.

1938 - 21 de Abril - O estado de saúde agrava-se e, por isso, regressa novamente ao Hospital de Pradnik.

1938 - Agosto - Última carta da Irmã Faustina à Superiora Geral, na qual pede per­dão por todas as faltas da sua vida e termina com as palavras: "Até à vista no Céu".
- 25 de Agosto - Recebe o Sacramento dos Enfermos.
- 2 de Setembro - Durante uma visita, o Padre Sopocko viu, no Hospital de Pradnik, a Irmã Faustina em êxtase.
Beato pe. Miguel Sopocko (1888-1975)
- 17 de Setembro - Regressa do Hospital para o Convento.
- 5 de Outubro - Às 22:45, a Irmã Maria Faustina Kowalska, após longos sofrimentos suportados com grande paciência, parte para o Senhor de quem há de receber a recompensa.
- 7 de Outubro - O corpo da Irmã Faustina foi sepultado no cemitério situado no jardim da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em Cracóvia. 

1965 - Iniciou-se o Processo informativo da causa da beatificação da Irmã Faustina.

1966 - 25 de Novembro - Transladação dos restos mortais da Irmã Faustina do ce­mitério do Convento para a capela das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia.

1967 - 20 de Setembro - O Cardeal Karol Wojtyla encerra, com uma sessão solene o Processo informativo. Os documentos do Processo foram enviados para Roma.

1968 - 31 de Janeiro - Por um decreto da Sagrada Congregação para as Causas dos Santos é formalmente aberto o Processo de beatificação da Serva de Deus Irmã Faustina. 

1993 - 18 de Abril - Em Roma, no Domingo de Pascoela, foi beatificada a Irmã Maria Faustina Kowalska pelo Santo Padre, João Paulo II.

2000 - 30 de Abril - Em Roma, no Domingo de Pascoela, foi canonizada a Bem­-aventurada Faustina Kowalska pelo Santo Padre João Paulo II.

***

Imagem pintada por E. Kazimirowski - junho/1934

A Imagem de Jesus Misericordioso


A imagem de Jesus Misericordioso tem sua origem na visão que Faustina teve em 22 de fevereiro de 1931, conforme registrou ela no Diário, parágrafo 47 seguintes: 


(§ 47) À noite, quando me encontrava na minha cela, vi Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguida para a bênção, e a touca tocava-lhe a túnica, sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido. [...] Logo depois, Jesus me disse: "pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: ‘Jesus, eu confio em Vós'. Quero que essa imagem [...] seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia".


Características dessa Imagem de Jesus são os dois raios, cujo significado foi por Ele esclarecido: "O raio pálido significa a água que justifica as almas; o raio vermelho significa o sangue que é a vida das almas. [...] Feliz aquele que viver à sua sombra". Disse ainda a Faustina o Divino Mestre: "Por meio desta Imagem concederei muitas graças às almas. Ela deve lembrar as exigências da Minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte de nada serve sem as obras".

Santa Faustina, Discípula da Misericórdia Divina, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário