29 de setembro de 2012

Falece Dom Antonio Maria Mucciolo


Hoje, 29 de setembro, de 2012 os céus recebem Dom Antonio Maria Mucciolo.

Dom Antonio Maria Mucciolo nasceu em 1 de maio de 1923, na pequena cidade Castel San Lorenzo na Itália. Seus pais, Francisco Mucciolo e Dona Angelina Passaro, vieram para o Brasil com Antonio ainda pequeno.

A família saiu do país de origem devido a uma ameaça de guerra, inicialmente moraram em São Paulo, e pouco tempo depois mudaram para Sorocaba.

Desde pequeno Dom Antonio mostrava interesse pela igreja e ingressou na vida religiosa ainda criança. Foi coroinha na Catedral da cidade, tendo como seu mentor o Padre André Sobrinho, este que o acompanhou, inspirou e ajudou o pequeno Antonio.

Dom Antonio recebeu sua ordenação no ano de 1934, e sua primeira nomeação foi para o cargo de Vigário Cooperador da Catedral de Sorocaba.

Mais tarde mudou-se para Barretos, sentiu em seu coração um desejo de um lugar reservado para oração. Foi então, que idealizou a construção de um Seminário para formar os novos Sacerdotes, uma casa de encontros e um centro de espiritualidade.

Com a ajuda de fieis dispostos em proclamar a boa nova nasceu a “Cidade de Maria”, entre esses fieis estava João Monteiro de Barros Filho, incentivador e também devoto de Nossa Senhora.

Dom Antonio permaneceu na Diocese de Barretos por 12 anos, em 3 de setembro foi transferido pelo Papa para ser Arcebispo de Botucatu. Seu lema sacerdotal era: “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja).

Dom Antonio foi presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC), associação jurídica autônoma e produtora independente, que colabora para o crescimento da REDEVIDA e zela pela veiculação de uma programação com responsabilidade social, sob inspiração cristã, voltada para os interesses da família brasileira.

“Tudo o que nos sucede na vida é criado, primeiro, em nossos pensamentos, nossas realizações são produtos dos nossos pensamentos, dos nossos sonhos”, com esse pensamento Dom Antonio juntamente com João Monteiro de Barros Filho fundou a primeira TV Católica brasileira, a REDEVIDA de Televisão.

Dom Antonio, foi um exemplo de que é possível viver em Cristo um chamado tão maravilhoso quanto o sacerdócio, foi um comunicador, entusiasta, e um visionário da Igreja, que lutou até seus últimos dias por uma perfeita vivência cristã, com base nos ensinamentos de Deus.

É com saudade e orgulho que a REDEVIDA lembra da trajetória de Dom Antonio, que cumpriu a fio sua missão de levar a palavra, conforto e os ensinamentos de Deus aos quatro cantos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário