15 de fevereiro de 2011

Por que Jesus dobrou o lenço depois da ressurreição?

Em João capítulo 20, versículo 7, nos é apresentado que o lenço colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. 


Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu ao encontro de Pedro e João e disse: "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram." 

Eles correram ao túmulo para verificar o acontecido. João passou à frente de Pedro e chegou primeiro. Observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Pedro chegou e entrou. Notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado. 

Isto é importante? Definitivamente. Isto é significante? Sim. Para poder entender o significado do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que a ver com o amo e o servo. Todo menino judeu conhecia a tradição. Jesus era judeu.


Na tradição, quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que o amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o servo esperaria fora da visão do amo até que o mesmo terminasse a refeição. O servo só tocava na mesa depois que o amo terminasse a refeição. Após alimentar-se, o amo se levantava, limpava os dedos, a boca, a barba e embolaria seu lenço jogando-o sobre a mesa. Naquele tempo, o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". 

Caso o amo levantasse, deixando o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria tocar a mesa pois o lenço dobrado era o sinal deixado dizendo: "Eu voltarei." 

O recado nos foi dado claramente irmão (ã). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário