2 de fevereiro de 2011

Filme "The cure" (A cura, 1995)



Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.

---

Um amigo está presente em todas as situações, mesmo não tendo utilidade aparente. A condição de aidético de Dexter não impede que, em Erik, nasça esse sentimento especial de amizade. Não foi por pena, foi por amor. Esse tipo de amor é caracterizado por Ágape.

O Ágape é o amor incondicional e voluntário, não discrimina, não tem nenhuma pré-condição e é algo que se decide fazer voluntariamente. A busca da cura para o amigo era algo incansável para Erik. A cada tentativa de encontrá-la, a amizade dos dois crescia.

Nesse crescimento, a confiança levou Dexter a abandonar sua casa e ir em busca do tão sonhado dia de sua cura, mas ele não veio. Aliás, veio sim, mas não foi a cura da aids, foi a interior. A presença de Erik levou Dexter à certeza de que nunca estaria só.

Vamos pensar um pouco. Como você está fazendo para cuidar dos amigos que possui? "A capacidade de cuidar é o que dá à vida seu mais profundo sentido e significado." (Pablo Casals)

Um abraço fraterno,
Allan Fantinato
Equipe Turma do Crisma

Nenhum comentário:

Postar um comentário