18 de fevereiro de 2011

Despedida ao Cônego Maurício de Mattos Pereira


Nasceu em Acioly, distrito de João Neiva, ES, em 02 de julho de 1926. Filho de Coriolano e Adélia de Matos Pereira. Aos 15 anos decidiu entrar para o Seminário Menor de Mariana, onde seu tio Aristeu de Mattos era reitor. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Luiz Scortegagna, 4° Bispo da então Diocese do Espírito Santo, em 01 de janeiro de 1950. O lema de sua ordenação foi “Escolhido entre os homens e constituído em favor dos homens (Hb 5,1).

Sua mãe faleceu em decorrência de complicações pós-parto ao dar à luz ao sétimo filho. Nessa época Maurício estava com apenas 8 anos e guardou durante toda a sua vida, na memória, o carinho e cuidado com que sua genitora criou os filhos. Dona Adélia era carinhosa, amorosa, de fala mansa e nunca usou a violência para educar suas crianças. Com o falecimento da mãe o pai, seu Coriolano pediu a ajuda das avós, materna e paterna, para criar seus filhos. As avós e o pai continuaram a missão sempre com o mesmo carinho e dentro dos princípios religiosos e preceitos da Igreja. Coriolano era um pequeno comerciante em Acioly e mesmo com dificuldades ofereceu a toso os filhos, estudo e educação. Então formou dois médicos, um advogado (depois juiz Jairo de Mattos Pereira) e três professoras. Maurício deixou a possibilidade de uma brilhante carreira na Medicina para ser padre.

Exerceu ao longos desses anos várias funções em nossa  Igreja.

Membro do Cabido Diocesano em 1953, quando recebeu o título de Cônego; Membro do Conselho Presbiteral e Secretário do Conselho de Consultores; Secretário do Bispado; Vice Chanceler da Cúria Metropolitana; Reitor do Pré-Seminário Imaculado Coração de Maria em Marilândia; Coordenador de Pastoral, entre 1987-1990; Membro da Equipe de Formadores do Seminário Nossa Senhora da Penha;   Diretor Espiritual do Seminário Nossa Senhora da Penha; Professor de Teologia Espiritual e Pastoral no IFTAV; Membro da Comissão Coordenadora Central do 13° CEN em Vitória em 1994; Presidente da Comissão de Liturgia do  13° CEN; Membro da Equipe Central do Sínodo Arquidiocesano; Coordenador da Comissão Canônica do Sínodo Arquidiocesano; Membro da Comissão de Arte-Sacra de Arquidiocese de Vitória; Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória.

Trabalhou em diversas paróquias:

Nossa Senhora da Conceição - Guarapari; Sagrado Coração de Jesus - Colatina; São João Batista – Cariacica; São José – Maruípe e São Francisco de Assis – Jardim da Penha

Cônego Maurício foi um sacerdote que angariou ao longo da vida a confiança de seus superiores e a amizade dos que estavam ao se redor.   Foi sempre um homem obediente às leis da Igreja e aos Bispos com quem trabalhou, os cargos e funções que assumiu demonstram isso. Viveu na maior simplicidade custeando com seus próprios recursos as suas despesas pessoais e partilhando tudo o que tinha. Com alegria e um sorriso estampado no rosto, deu testemunho do seu sacerdócio por toda a vida. Sabia sempre ouvir a todos que o procuravam. Tinha uma palavra amiga ou um conselho para dizer a cada um que adentrasse ao seu gabinete de Vigário Geral, pedindo ajuda. Grande conhecedor do Direito Canônico, apesar de não ter feito um curso específico nessa área, foi um sacerdote discreto, coerente e atuante. É lembrado sempre com muito carinho por todas as paróquias onde exerceu seu Ministério. Homem virtuoso, consciente dos seus deveres religiosos e de cidadão, consagrou-se inteiramente ao Evangelho de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário