9 de agosto de 2012

Saiba a diferença entre Ascensão e Assunção

Próximo a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 15, muitos ainda não sabem a diferença entre Ascensão e Assunção.

Você sabe?

Pois bem, vejamos o que nosso Catecismo ensina sobre a:

Ascensão ( Domingo da Páscoa - data móvel)

§668 "Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos" (Rm 14,9). A Ascensão de Cristo ao Céu significa sua participação, em sua humanidade, no poder e na autoridade do próprio Deus. Jesus Cristo é Senhor: possui todo poder nos céus e na terra. Está "acima de toda autoridade, poder, potentado e soberania", pois o Pai "tudo submeteu a seus pés (Ef 1,20-22). Cristo é o Senhor do cosmo e da história. Nele, a história do homem e mesmo toda a criação encontram sua "recapitulação"' sua consumação transcendente.

Assunção (15 de agosto)

... TAMBÉM EM SUA ASSUNÇÃO...

§966 "Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo." A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: 

Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte.      


Resumindo de forma bem fácil, chegamos a seguinte conclusão:

Ascensão = foi de Jesus. Ele subiu ao Céu pelo próprio poder divino, é Deus.
Assunção = foi de Maria. Ela foi levada ao céu por Deus, e não pelo próprio poder.


2 comentários: