6 de maio de 2013

Felicitações, Dom Luiz Mancilha Vilela!

Foto: Arautos do Evangelho
Nascido em 06 de maio de 1941 (71 anos), filho de José Vilela de Mancilha e de Olívia Mancilha Mendes, cursou o ensino fundamental no Seminário Cristo Rei em Pouso Alegre e o ensino médio no Colégio Regina Pacis.

Fez estudos de filosofia no Instituto Sagrados Corações, em Pindamonhangaba e de teologia na Pontifícia Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. É licenciado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Cursou "Teologia da Vida Religiosa" e"Formação para formadores para a Vida Religiosa e Sacerdotal".

Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1968, na cidade de Belo Horizonte pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Após sua ordenação, trabalhou coordenador de Pastoral Vocacional na Província da Congregação dos Sagrados Corações (SSCC), foi conselheiro provincial e superior do Seminário Sagrados Corações de Pindamonhangaba. Além de ser vigário ecônomo da Igreja Santo Antônio em Santo Antônio do Pinhal.

Em 1981 a Congregação lhe pediu um outro serviço, ser o Superior Provincial da Congregação dos Sagrados Corações. Em 1985 foi re-eleito e nomeado para o mesmo cargo, mas a Igreja no mesmo ano pediu-lhe outra mudança.

Em 3 de dezembro de 1985, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo de Cachoeiro do Itapemirim. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de fevereiro de 1986 pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo. Em Cachoeiro de Itapemirim, trabalhou incentivando a comunicação impressa, adquirindo uma Emissora de Rádio e investindo na formação de padres para assumirem o comando desses veículos.

Dezessete anos depois, no dia 3 de dezembro de 2002, foi nomeado arcebispo de Vitória pelo Papa João Paulo II, para ser sucessor de Silvestre Luís Scandián, SVD, cargo que assumiu em 23 de fevereiro de 2003. 

Missa do Crisma, Guarapari/2010
Em Vitória trabalhou recuperando a posse da Rádio FM e criando um Centro de Documentação, para resgatar a história não só da Igreja, mas do estado e principalmente, estabelecendo uma comunicação, transparente e contínua, com a imprensa local. Gosta das novas linguagens e não recusa usá-las, sempre que possível e necessário: escrita, imagem, som, mídia visual.

"O importante é falar na linguagem que as pessoas entendam e gostem", afirma quando surgem ocasiões de se comunicar em vídeo,programa radiofônico, etc., o que faz com espontaneidade e competência.

Seu lema é em latim: UT PASTOR PASCET, isto é, “Qual Pastor que apascenta”. (Is. 40, 11).

É hoje membro da Regional Leste 2 da CNBB (estados de Espírito Santo e Minas Gerais) e participa da "Dimensão Missionária" e da CONSEP.

É o autor de três livros: "Ore Comigo", "Nos Passos de Jesus" e "Vitrais, um hino a Deus Criador".


Dom Luiz presidiu a ordenação episcopal de: Dom Frei Mário Marquez, OFM Cap. e Dom Rubens Sevilha.

Dom Luiz foi concelebrante da ordenação episcopal de: Dom Décio Sossai Zandonade e Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Fonte: Blog Paróquia São José, postado por Giuliano Cabral do Espírito Santo Beraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário