29 de maio de 2010

A responsabilidade com a manutenção da Igreja

O que a Bíblia nos fala sobre o Dízimo?

Gênesis 28,22 - E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Números 18,21 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
Números 18,24 - Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
Deuteronômio 14,22 - Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
Deuteronômio 14,28 - Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
2 Crônicas 31,6 - E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao SENHOR seu Deus; e fizeram muitos montões.
Neemias 10,37 - E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.
Levítico 27,30 - Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
Números 18,29 - De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do SENHOR; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.
Neemias 13,12 - Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite aos celeiros.
Lucas 11,42 - Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Hebreus 7,9 - E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.

E o Catecismo da Igreja Católica?

2041. Os preceitos da Igreja inserem-se nesta linha duma vida moral ligada à vida litúrgica e nutrindo-se dela. O carácter obrigatório destas leis positivas, promulgadas pelas autoridades pastorais, tem por fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável de espírito de oração e de esforço moral e de crescimento no amor a Deus e ao próximo. Os preceitos mais gerais da Igreja são cinco:
2042. O primeiro preceito («Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de preocupações de trabalho») exige aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, bem como as principais festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos, que a Igreja declara como sendo de preceito, sobretudo participando na celebração eucarística em que a comunidade cristã se reúne e descansando de trabalhos e ocupações que possam impedir a santificação desses dias.
O segundo preceito («Confessar-se ao menos uma vez por ano») assegura a preparação para a Eucaristia, mediante a recepção do sacramento da Reconciliação que continua a obra de conversão e perdão do Batismo.
O terceiro preceito («Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição») garante um mínimo na recepção do Corpo e Sangue do Senhor, em ligação com as festas pascais, origem e centro da liturgia cristã.
2043. O quarto preceito («Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja») assegura os dias de ascese (Conjunto de exercícios praticados tendo em vista um aperfeiçoamento espiritual) e de penitência que nos preparam para as festas litúrgicas e contribuem para nos fazer adquirir domínio sobre os nossos instintos e a liberdade do coração.
O quinto preceito («Ajudar a Igreja em suas necessidades») aponta ainda aos fiéis a obrigação de prover, às necessidades materiais da Igreja consoante as possibilidades de cada um.

Um comentário:

  1. maura xavier tessarolo17 de jun. de 2010, 22:55:00

    Vcs são uns abençoados mesmo, tenho orgulho de ser amiga de vcs, meus amores...

    ResponderExcluir