1 de agosto de 2010

A Liturgia e a Celebração


Liturgia é uma palavra da língua grega que quer dizer: Ação do povo, ação em favor do povo.
É a ação de um povo, reunido na fé, em comunhão com toda a Igreja, para celebrar o Mistério Pascal – Morte e Ressurreição de Cristo, presente na Assembléia, oferecendo-se ao Pai como culto perfeito.

Mistério Pascal: Costumamos dizer que liturgia é a celebração dos mistérios de Deus. Que mistérios são esses? Quando falamos em mistérios de Deus queremos indicar os projetos de Deus que se realizam na pessoa de Jesus Cristo: a redenção e a salvação de todos os homens, a implantação do Reino de Deus no mundo, a participação de todos da vida e da felicidade de Deus...

O que faz a liturgia? A liturgia celebra a páscoa do Senhor e a páscoa do se povo.Celebra os sofrimentos, a morte, a ressurreição-glorificação de Jesus; mas celebra também, por um lado, as lutas as dores, as angústias e a morte do nosso povo, e por outro lado, celebra suas conquistas, alegrias e esperança em vista de uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade.

Liturgia eucarística

O trecho evangélico dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) nos mostra duas grandes cenas. os mesmo se repetem no rito da Missa:
1. Liturgia da Palavra com ritos iniciais
2. Liturgia Eucarística com os ritos finais.

Os dois grandes momentos da celebração litúrgica são também chamados:
- Mesa da Palavra, onde Cristo nos oferece o Pão da Palavra.
- Mesa eucarística, onde Cristo se oferece ao pai, e a nós, em alimento.

Fonte: catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário