15 de agosto de 2010

A Mesa Eucarística

O que é a Missa?

Os primeiros cristãos chamavam a missa de Ceia do Senhor ou Fração do Pão. Nós preferimos chamá-la de Eucaristia, que significa Ação de Graças. Pode-se tentar definir a Eucaristia como uma das aclamações após a consagração, que diz:
"Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus". É portanto, a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a sua Páscoa e a nossa.

Como nasceu a celebração da missa?

A celebração da Eucaristia nasceu com o próprio Senhor Jesus. Na noite em que foi entregue, durante a última ceia, ele tomou o pão, deu graças, o partiu e entregou aos seus discípulos, dizendo: "Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós. Terminada a ceia, tomou o cálice com o vinho, deu graças e o passou aos discípulos, dizendo: "Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados.
Essas palavras do Novo Testamento mostram a instituição da Eucaristia.

O domingo é o único dia para participar da Eucaristia?

Não. Entre os dias da semana, o domingo é o mais importante, por ser o "dia do Senhor". Para ir ao encontro das necessidades dos cristãos, muitas comunidades celebram a missa vespertina (sábado a tardinha).
Visto que os tempos mudaram, quem não tem condições de participar aos domingos pode fazê-lo num outro dia da semana.

Por que em alguns lugares tocam a campanhia na hora da elevação?

Certamente porque não entenderam para que serviam a s campanhias. No tempo em que a missa era em latim, serviam para avisar ao povo que havia chegado o momento da consagração, e era preciso consentra-se (parar de rezar o terço, em certos lugares).
Quando o padre impunha as mãos sobre as ofertas, tocava-se o sininho pela primeira vez. Tocava-se a ainda na elevação e na genuflexão do sarcedote. Hoje, se alguém precisa ouvir as campanhias para saber que chegou o momento da consagração, significa que conhece bem pouco daquilo que se celebra.

Fonte: Trechos extraídos do livro - BORTOLINI, Pe. José. Por que creio, A missa explicada por parte. 6º ed, 2008, Paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário