11 de julho de 2012

Sinal da fé


***

§ 701 A pomba. No fim do dilúvio (cujo simbolismo está ligado ao batismo), a pomba solta pro Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da água de seu batismo, o Espírito Santo, em forma de pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O Espírito desce e repousa no coração purificado dos batizados. Em certas igrejas, a santa Reserva eucarística é conservada em um recipiente metálico em forma de pomba (o columbarium) suspenso acima do altar. O símbolo da pomba para sugerir o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã. (CIC).

***

Durante o funeral do Cardeal Eugênio Salles, arcebispo emérito do Rio de Janeiro e o mais antigo do mundo, falecido nesta segunda (09) com 91 anos de idade, uma pomba branca solta em sua homenagem repousa sobre o caixão espontaneamente e lá permanece por um bom tempo.

Como é lindo vermos o agir de Deus na vida daqueles que o seguem e se comprometem com Sua obra. Para os incrédulos, uma coisa banal. Para os que reconhecem detalhes de milagres, a certeza de uma boa e feliz morte. Este é o caminho de todos nós, morrermos nesta terra para irmos à morada eterna do Pai Celeste.

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário